Combate – Primeira Parte: Habilidades

 

 

O Básico

 

Olá! Eu sou Eric Flannum, o designer chefe para Guild Wars 2. Pelos próximos meses, estaremos falando sobre as profissões, raças, conhecimento, e jogabilidade de Guild Wars 2, assim como nossa filosofia de design e pensamentos sobre o jogo. Em primeiro lugar: combate!

Nós temos muitas coisas incríveis planejadas para o combate de Guild Wars 2, e eu tentarei mostrar o máximo possível antes de usar minhas boas vindas. Vamos começar com o básico.

 

Uma de nossas prioridades no desenvolvimento de Guild Wars 2 tem sido a de fazer o simples ato de andar e interagir com o mundo uma experiência prazerosa para nossos jogadores. Às vezes nos referimos a isso como “prazer do movimento” dentro do jogo. Isso significa pular e nadar livremente, mas isso também se traduz diretamente no combate.

 

Para reforçar a importância do movimento no jogo, nós queremos que a posição do seu personagem realmente importe. Você verá muitos ataques em Guild Wars 2 que encorajam e recompensam o movimento tático e posicionamento do jogador.

Para ilustrar o que eu estou falando, eu estava observando dois designers do jogo- Jon e Isaiah – jogarem outro dia. Jon está usando seu shield para bloquear o bafo de fogo de um Drake, enquanto Isaiah ataca o Drake por trás com uma habilidade chamada Devasting Hammer, arremessando-o para o ar. O Drake foi mandando voando até a cabeça de Jon, que imediatamente se vira e usa uma habilidade chamada Savage Leap para perfurar e acabar com o Drake logo quando ele tocar o chão. Isso foi, visualmente, uma sequência muito legal (e efetiva!) de eventos que fluíram muito naturalmente e resumem como o combate em Guild Wars 2 funciona.

 

Queremos que o combate em Guild Wars 2 tenha um visual realmente atraente. Nós queremos que você seja capaz de identificar as habilidades usadas de relance e também ter uma boa ideia do efeito daquela habilidade. A habilidade tem área de efeito? Ela está causando dano? Que tipo de dano? Nosso objetivo é desenvolver habilidades que são visualmente únicas e explicam-se sem uma complexa descrição. Isso resultou em muitos efeitos diferentes e impressionantes de habilidades no jogo. Até mesmo uma simples habilidade como Fire Ball explode de tal maneira que você pode ver claramente a área que ela irá afetar. Além de suas típicas Fire Balls e Lightining Bolts, você verá habilidades que criam mãos de pedra gigantes, tornam seus usuários em grandes tornados, e invocam uma fenix (particularmente favorita de muitas pessoas depois de ter visto esta habilidade em ação).

 

O Sistema de Habilidades

 

Muito parecido com Guild Wars, a barra de habilidades em Guild Wars 2 é limitada por um certo número de habilidades. Igual a um colecionável card game, nós proporcionamos a o jogador uma vasta variedade de escolhas e permitimos a ele pegar e escolher habilidades para criar uma build que melhor se encaixe em seu estilo de jogo particular. Por exemplo, um warrior de Guild Wars 2 pode decidir construir seu personagem priorizando dano gradual, que causa bleed em seu oponente, enquanto outro pode escolher derrubar seu oponente, controlando seu movimento com ataques lentos e fortes. Ambos warriors podem escolher equipar a habilidade que mais importa para eles. Para nós é também muito importante que o sistema de habilidades seja simples para usar, deixando a tela mais limpa e menos assustadora possível. Tudo isso se combina para nos dar uma barra e um sistema de habilidades que são um pouco diferentes do que você encontrará em um MMO.

 

A Barra de Dez Slots

 

As primeiras cinco habilidades da barra não são colocadas diretamente pelo jogador, ao invés disso elas são determinadas pela arma e profissão do jogador. Por causa disso, nos podemos assegurar que cada arma está balanceada com uma combinação divertida de habilidades. Por exemplo, um warrior equipado com mace e shield teria acesso a habilidades fortes mas de dano lento como Obliterate, assim como poderosas habilidades defensivas como Block e Shield Bash. Um warrior equipado com greatsword teria acesso a muitas habilidades orientadas para o movimento como Rush, e habilidades com AoE(área de efeito) como 100 Blades. Em cada caso, as primeiras cinco habilidades do warrior são determinadas pelo seu equipamento. Habilidades de armas também levam a profissão em questão, então um warrior equipado com sword terá habilidades diferentes do que outra classe equipada com a mesma arma.

Para providenciar variedades adicionais à mistura, a maioria das profissões podem ter dois conjuntos de armas equipados e podem alternar rapidamente e facilmente entre estes dois conjuntos. Por exemplo, um warrior pode manter longbow ou rifle para enfrentar inimigos à distância, e então mudar para hammer quando esse inimigo chegar perto.

Nós conversamos sobre as primeiras cinco habilidades sendo determinadas pelas armas e pela profissão. E sobre as outras cinco? Essas habilidades são todas escolhidas pelo jogador de um conjunto de habilidades determinadas pela profissão e raça. Para equipar uma habilidade, o jogador simplesmente clica em um espaço da barra para trazer uma lista de habilidades que podem ser equipadas neste espaço. Um destes espaços é dedicado a habilidades de cura que recuperam a vida do personagem e de seus aliados, enquanto outro espaço é dedicado a habilidades de elite que acionam efeitos poderosos visualmente espetaculares. Não importa que tipo de habilidade esteja envolvida, é importante que demos ao jogador ferramentas diversas para escolher para que ele crie uma build em que se divirta jogando.

Por exemplo, um humano elementalist pode escolher usar Aura of Restoration, que é um buff que irá curá-lo toda vez que ele usar uma habilidade, ou ele pode escolher usar Glyph of Healing, que é uma cura mais direta. Um warrior pode escolher Frenzy, que irá completar sua barra de adrenaline instantaneamente; a habilidade de shout Fear Me! que afeta inimigos ao redor com a condição Weakness; ou a habilidade Banner of Courage, que inspira seus aliados e aumenta seus danos.

Habilidades de elite são feitas para serem usadas com pouca frequência, habilidades ultra poderosas que tem um impacto dramático no jogo. Um elementalist pode invocar o poder dos ventos transformando-se em um tornado que derruba inimigos em volta e causa grandes danos, enquanto um warrior pode escolher aproveitar o poder de Destruction, para fazer com que todos os seus golpes tenham uma área de efeito.

________________________________________________________________________________________

o Post original pode ser encontrado no link: http://www.guildwars2.com/en/the-game/combat/part-one/

Se você tiver alguma duvida deixe-a nos comentários e responderemos o mais rápido possível!

EmaildiHITTTumblrFacebookOrkutGoogle GmailGoogle ReaderWordPressShare