Crafting e Transmutation

O site Guild Wars Insider publicou um artigo interessante sobre o sistema de crafting e transmutation de Guild Wars 2 que possivelmente irá clarear algumas dúvidas sobre as principais diferenças deste sistema. O texto abaixo é uma tradução direta do vídeo postado no site, então recomendo ler o artigo e depois acompanhar o vídeo para entender melhor como o sistema funciona dentro do jogo.

Artigo Original: http://www.guildwarsinsider.com/gw2-cbt3-crafting-transmutation-primer/

 

Em MMOs tradicionais, items são a razão pela qual se joga, para completar dungeon após dungeon para obter o equipamento com maior nível possível. Dado que Guild Wars 2 desafia isso essencialmente removendo esse gear grind*, o papel que todos os itens tem no jogo, armaduras e armas, possui um significado diferente.

Até mesmo em contraste com o Guild Wars original, o modo como itens são usados no jogo mudou. Você não irá simplesmente entregar materiais e esperar que receba alguma coisa para você jogar no slot de equipamento. Suas armas lhe dão uma variedade de habilidades únicas, e sua armadura pode ser feita para que se pareça com qualquer outra peça do jogo.

*gear grind: sistema básico da maioria dos MMOs onde os jogadores devem buscar sempre um equipamento de nível mais avançado para que com este sejam capazes de obterem outros equipamentos ainda melhores e assim sucessivamente. Neste sistema o equipamento é a base para tudo que se faz no jogo.

Extração de Materiais

Existem quatro maneiras principais para obter itens em Guild Wars 2 – trocas com outros jogadores, drops de criaturas, recompensas de eventos e por crafting. Por todo o jogo, você receberá várias armas e peças de armadura diferentes por drops globais, que podem ser vendidos para um vendedor ou outro jogador, ou podem ser quebrados a materiais básicos.

A quebra de itens retorna diretamente do Guild Wars original, onde kits poderiam ser comprados para obter implementos para armas ou runes a partir de itens e para reduzir itens a seus componentes, como ferro, madeira, etc. O mesmo acontece com os kits em Guild Wars 2, que estão disponíveis de várias formas onde cada uma oferece chances diferentes para recuperar implementos e coletar materiais raros.

Esse processo de quebra foi de certa forma reformulado a partir do Guild Wars original para possibilitar aos jogadores quebrar itens de forma rápida sem ter que clicar novamente no item a cada uso.

Coleta de Reagentes

Quebrar itens produz materiais, e essa não é a única forma de obtê-los. Outro método para obter reagentes é através da coleta. Essa é uma nova mecânica para o universo de Guild Wars, já que o jogo original não oferecia nenhum tipo de coleta além de coletar Red Iris flowers, que de qualquer forma não serviam para nenhum tipo de crafting.

Em muitos outros MMOs, na verdade na maioria dos MMOs, existe algum tipo de coleta no jogo, quer seja minerar metais da terra, coletar plantas e ervas ou coletar madeira de árvores. Todos estes foram incluídos em Guild Wars 2, e eles geralmente permitem para um level base de crafting.

Embora a ArenaNet, como em todo o resto, tem oferecido não apenas a mecânica que todos usam, mas a sua própria versão da mecânica que todos usam. Em Guild Wars 2, coletar garante experiência, dando um bônus aos jogadores, mesmo que menor, por quebrar aquela minério com uma picareta. Ainda, todo ponto de coleta é instanciado e é coletável para todos. Se um grupo de quatro jogadores encontra algumas ervas para coletar, eles todos podem pegá-las separadamente sem ter que decidir quem pega e quem não pega.

Crafting

Todos estes itens – os materiais obtidos a partir de quebras e materiais coletados – são usados no sistema de crafting do jogo. Mas, novamente, Guild Wars oferece uma tomada totalmente diferente para criar itens se comparado ao seu próprio histórico e qualquer MMO tradicional.

No começo, o jogador escolhe uma disciplina específica para criar itens, incluindo armor crafting, artificing, cooking e algumas outras. Quando eles escolhem uma disciplina, recebem algumas receitas básicas e a habilidade para ver os reagentes necessários para criar os itens destas receitas.

Em outros jogos, existem geralmente algumas maneiras para aprender coisas novas – treinando para aprender receitas ou encontrando receitas, manuais, projetos, e mais como drops de personagens. No caso de Guild Wars 2, crafting é um jogo de adivinhação. Quando em frente a uma seção apropriada de craft, um jogador com vários materiais é encarregado de colocar materiais aleatórios na mesa e vendo quantas combinações são possíveis para estes itens. E então, se uma receita correta está na mesa sem o conhecimento do jogador, o jogo irá alertá-lo. “Ei, você conseguiu algo aqui. Tente!” você constrói, e uma nova receita para um item antes desconhecido é adicionado à sua lista. Você também recebe uma afirmação positiva na tela sobre esta descoberta, instaurando um senso de realização por resolver um quebra-cabeça.

Outra diferença chave no sistema de crafting aqui é a velocidade que você pode criar seus itens. Na maioria dos jogos, você cria itens em uma velocidade específica. Digamos que você tenha 150 minerais para transformar em barras. Você poderia simplesmente começar o processo e ir embora, porque o seu personagem estará ocupado por um tempo. No caso de Guild Wars 2, a velocidade que cada item é criado é dobrada sucessivamente. Digamos que você está criando 20 barras de bronze. A primeira tomará 1 segundo para ficar pronta. A segunda tomará meio segundo. A terceira um quarto de segundo, e assim sucessivamente até as barras remanescentes voarem sobre a sua tela em um instante.

De uma maneira, no entanto, o crafting é também mais extensivo. Em casos como armaduras e armas, você pode criar os itens apenas quando criar suas partes individuais. Para criar uma bota, primeiro você precisa da sola e da parte de cima da bota, assim como um item adicional. Você deverá fornecer estes itens cegamente para que consiga a receita. Claro, uma lamina de espada e um cabo provavelmente farão uma espada vital se você usar a inscription para tanto quando fazer isto pela primeira vez, mas você não saberá disso até que você o faça.

Transmutation

A última parte do sistema de itens que merece atenção é o sistema de transmutation. Guild Wars, para muitas pessoas, era conhecido pelos seus desenhos de armas e armaduras únicas que davam uma certa vaidade sobre o equipamento por si só. Em muitos casos, desenhos de armas raras não estavam disponíveis com status máximos, então jogadores deveriam escolher entre causar menos dano ou não usar uma arma interessante.

Com transmutation, jogadores poderão tomar a aparência de um item e a funcionalidade de outro para criar um novo item. Você tem uma espada de baixo dano coberta por chamas, e uma espada muito poderosa com uma lamina regular? Por uma transmutation stone, você pode combinar estes itens para criar a espada de seus sonhos.

O sistema tem sim suas limitações, mesmo que poucas. Apenas itens de mesma classe podem ser combinados, portanto você não pode dar a uma greatsword a aparência de uma sword, como não pode dar a uma heaby boots a aprencia de uma médium boots. Heavy combina com heavy, greatsword combina com greatsword, etc.

Transmutation stones estão disponíveis de varias maneiras, sendo a mais comum encontrando-as em vendedores que as trocam por karma. Existem vários níveis de transmutation stones disponíveis, cada nível correspondendo a itens de um nível especifico ou menor.

Concluindo

Em síntese, é assim que o sistema de itens funciona em Guild Wars 2. Crafting é um jogo de quebra-cabeça, que irá providenciar um caminho excitante para qualquer um que quer obter todas as receitas de uma disciplina particular. Enquanto isso, transmutation irá possibilitar ao jogador pegar a aparência de uma arma que obteve no nível 5 a mantê-la durante todo o jogo se assim desejar.

Foi dito também que haverá um processo de transmutation especial para algumas dúzias de armas e armaduras disponíveis no Hall of Monuments. Isso irá possibilitar aos jogadores a pegar qualquer espada do jogo e transforma-la em uma Fiery Dragon Sword, mas apenas se você tiver os pontos no Hall of Monuments para obter a Fiery Dragon Sword.

EmaildiHITTTumblrFacebookOrkutGoogle GmailGoogle ReaderWordPressShare