Parte 1 – parte 2 (essa) – parte 3

Nessa parte o foco será sobre as traits, como funcionam de modo geral e sobre os atributos secundários, incluindo os bônus que as traits dão.

Se você não leu a parte 1, aconselho a ler antes de começar a ler essa. Montando sua build parte 1 – equipamentos.

Primeiramente, geralmente você começa a prestar atenção mesmo em suas traits no PvE no level 80. Antes disso você é um pouco limitado pelos traits points que você ganha até seu level. As traits podem ser resetadas, então não se preocupe com isso.

No PvP você já é colocado no  level 80, então não tem esse tipo de problema.

Traits, como funcionam:

Traits são basicamente bônus que ajudam a especializar o seu personagem da forma que você construir ele. Cada linha de trait possui um foco, em relação a skills e atributos.

As traits dão bônus para seu personagem, sejam Buffs se cumprido algum requerimentos, bônus de dano, e assim vai, mas além disso elas dão bônus de atributo.

Cada level que você possui, após o level 10,  dá 1 ponto de trait. No 80 você terá 70 pontos. Você pode distribuir esses pontos em qualquer linha, mas existe uma ordem para abrir novas traits da mesma linha, a cada 5 pontos você ganha um bônus e abre uma nova trait. Cada trait possui 3 Tiers, no PvE eles são abertos para distribuição de pontos, no PvP estão abertos sempre.  Level 10 abre o Tier 1, 40 abre o Tier 2, 60 abre o Tier 3 comprando os livros no NPC da sua profissão.

Entendendo os atributos secundários das traits:

Cada linha de Trait geralmente possui um foco em relação a skills, mas elas dão atributos extras, sendo 3 exclusivos delas (fora runes para condition duration e boon duration), os outros atributos já falamos no primeiro artigo. São eles:

Boon Duration: aumenta a duração de Boons. Colocando 30 pontos na linha de trait você consegue chegar a 30% de Boon duration a mais (10 segundos de Protection passam a ser 13s por exemplo)

Condition duration: aumenta a duração de conditions.

Atributo exclusivo de profissão: cada profissão tem um atributo exclusivo.

Ranger: Aumenta atributos do pet.

Elementalist: Diminui o tempo de cooldown quando trocar o attunement.

Engineer: Diminui o cooldown das skills do toolbelt kit.

Warrior: Aumenta o dano de skills Burst.

Necromancer: Aumenta a Life Force Pool.

Thief: Diminui o recharge de steal.

Guardian: Diminui o recharge de Virtues.

Mesmer: Diminui o recharge das skills de Shatter.

Esses atributos podem ajudar você a fazer builds mais focadas no que você quer.

Por exemplo, ter 60% de Boon Duration a mais com Runes e Traits se você tiver uma build extremamente focada e dependente de Boons. Pode parecer pouca diferença em alguns momentos, mas um Might com 30s de duração passam a durar 48s.

Todas profissões possuem em sua primeira linha Power e Condition duration, mas as outras são diferentes. Retirado diretamente da Wiki:

Guardian tango icon 20px.png Guardian (trait list)
LinhaAtributo primárioAtributo secundário
ZealPower.png PowerCondition Duration.png Condition Duration
RadiancePrecision.png PrecisionCondition Damage.png Condition Damage
ValorToughness.png ToughnessCritical Damage.png Critical Damage
HonorVitality.png VitalityHealing Power.png Healing Power
VirtuesGuardian tango icon 20px.png Virtue Recharge Rate*Boon Duration.png Boon Duration

 

Warrior tango icon 20px.png Warrior (trait list)
LinhaAtributo primárioAtributo secundário
StrengthPower.png PowerCondition Duration.png Condition Duration
ArmsPrecision.png PrecisionCondition Damage.png Condition Damage
DefenseToughness.png ToughnessHealing Power.png Healing Power
TacticsVitality.png VitalityBoon Duration.png Boon Duration
DisciplineWarrior tango icon 20px.png Burst Damage*Critical Damage.png Critical Damage

 

Engineer tango icon 20px.png Engineer (trait list)
LinhaAtributo primárioAtributo secundário
ExplosivesPower.png PowerCondition Duration.png Condition Duration
FirearmsPrecision.png PrecisionCondition Damage.png Condition Damage
InventionsToughness.png ToughnessHealing Power.png Healing Power
AlchemyVitality.png VitalityBoon Duration.png Boon Duration
ToolsEngineer tango icon 20px.png Tool Belt Recharge Rate*Critical Damage.png Critical Damage

 

Ranger tango icon 20px.png Ranger (trait list)
LinhaAtributo primárioAtributo secundário
MarksmanshipPower.png PowerCondition Duration.png Condition Duration
SkirmishingPrecision.png PrecisionCritical Damage.png Critical Damage
Wild. SurvivalToughness.png ToughnessCondition Damage.png Condition Damage
Nature MagicVitality.png VitalityBoon Duration.png Boon Duration
BeastmasteryRanger tango icon 20px.png Pet Attribute Bonus*Healing Power.png Healing Power

 

Thief tango icon 20px.png Thief (trait list)
LinhaAtributo primárioAtributo secundário
Deadly ArtsPower.png PowerCondition Duration.png Condition Duration
Critical StrikesPrecision.png PrecisionCritical Damage.png Critical Damage
Shadow ArtsToughness.png ToughnessHealing Power.png Healing Power
AcrobaticsVitality.png VitalityBoon Duration.png Boon Duration
TrickeryThief tango icon 20px.png Steal Recharge Rate*Condition Damage.png Condition Damage

 

Elementalist tango icon 20px.png Elementalist (trait list)
LinhaAtributo primárioAtributo secundário
Fire MagicPower.png PowerCondition Duration.png Condition Duration
Air MagicPrecision.png PrecisionCritical Damage.png Critical Damage
Earth MagicToughness.png ToughnessCondition Damage.png Condition Damage
Water MagicVitality.png VitalityHealing Power.png Healing Power
ArcanaElementalist tango icon 20px.png Attunement Recharge Rate*Boon Duration.png Boon Duration

 

Mesmer tango icon 20px.png Mesmer (trait list)
LinhaAtributo primárioAtributo secundário
DominationPower.png PowerCondition Duration.png Condition Duration
DuelingPrecision.png PrecisionCritical Damage.png Critical Damage
ChaosToughness.png ToughnessBoon Duration.png Boon Duration
InspirationVitality.png VitalityHealing Power.png Healing Power
IllusionsMesmer tango icon 20px.png Shredding Recharge Rate*Condition Damage.png Condition Damage

 

Necromancer tango icon 20px.png Necromancer (trait list)
LinhaAtributo primárioAtributo secundário
SpitePower.png PowerCondition Duration.png Condition Duration
CursesPrecision.png PrecisionCondition Damage.png Condition Damage
Death MagicToughness.png ToughnessBoon Duration.png Boon Duration
Blood MagicVitality.png VitalityHealing Power.png Healing Power
Soul ReapingNecromancer tango icon 20px.png Life Force Pool*Critical Damage.png Critical Damage

Os atributos, conforme falamos no artigo anterior, são uma base importante para a build, e as traits podem ajudar bastante.

Traits – Majors e Minors

A cada 5 pontos gastos em uma linha de trait você pode ganhar uma Trait Minor ou Major.

Existe uma diferença entre Traits Minor e Major.

A Minor dá um efeito automaticamente, não podem ser alteradas.

Já as Majors você pode escolher uma dentro de um número definido para o slot de Major trait

Quanto as traits opcionais Major, geralmente (pode variar de profissão e trait line) existem 6 no tier 1, as 6 do tier 1 mais 4 do tier 2, e as 10 dos tiers 1 e 2 mais 2 do tier 3, fechando em torno de 12. As Majors são identificadas por números romanos.

Trait tierAdept (T1)Master (T2)Grandmaster(T3)
Tipo de TraitMinorMajorMinorMajorMinorMajor
Abre em (trait points)51015202530

Os efeitos das traits variam muito, isso que dá a possibilidade de criar um personagem de forma única.

Alguns efeitos são redução de recharge de tipos de skills. Outros de recharge de skills de armas. Ganhar boon dada condição (Regen quando chegar em 75% de HP por exemplo), bônus de dano para arma, chance de aplicar condition no crítico e assim vai longe. Aconselho que você veja as traits da sua profissão e o que cada uma faz no PvP, em Heart of the Mists ou na página de lista de Traits da wiki oficial.

Linhas de traits

Muitas vezes quando você cria sua build, pode fazer de algumas formas diferentes: tendo uma trait como objetivo ou tendo uma linha de traits como objetivo. Muitas vezes você faz uma build de DPS mas precisa de uma trait de sobrevivência que só está no segundo tier de alguma linha. Levante o seguinte: quão necessário é ter tanto DPS (por exemplo uma build 30-30-0-10-0). Você irá sobreviver para utilizar esse tanto de dano? Caso seu grupo consiga cobrir você, talvez seja interessante, mas de modo geral o GW2 não é feito para você fazer uma build sem sobrevivência. Talvez apesar de seu DPS/tempo em um NPC estático diminuir por colocar em traits de sobrevivência, o fato de você ter que dar dodge de todos ataques de monstros/players e o tempo perdido em downed, correndo ou defeated faça seu DPS cair bruscamente no longo tempo. Pense nisso.

Algumas vezes você acha uma trait tão importante para sua build que acaba tendo que gastar 5~10~20 pontos na linha para obter ela sem tirar muito proveito das outras traits da mesma linha. Aconselho que você primeiro pense bem sobre a necessidade dessa trait: qual a diferença ela fará na prática, em combate? Já que você entrou nessa linha por que não tentar aproveitar e mudar alguma coisa na build, atributos/runas/skills para tirar mais proveito dessa linha que você utilizou?

Uma linha de trait nunca é inútil, depende muito da build que será usada.

De modo bem geral, as linhas trazem traits para:

Diminuir o recharge de skills relacionadas a linha ou alguma arma e se separam da seguinte forma: (não necessariamente nessa ordem)

Uma linha para dano.

Uma linha baseada em críticos/condition. – Essa linha geralmente tem alguma trait que faz você ganhar um efeito no crítico, como aplicar uma condition. Ou ela aumenta dano/crítico/chance de crítico em determinadas condições.

Uma linha baseada em proteção, evitar danos, mitigar/reduzir o dano que você vai levar. – Geralmente trás Boons de proteção, Vigor, efeito no dodge, etc, ou remoção de conditions.

Uma linha que pode ajudar em cura. – Ajuda na cura, com bônus em skills de cura, boons de regen, etc.

Uma linha que geralmente afeta mais as mecânicas da profissão.

Claro que uma linha não está limitada a ter bônus para o que está descrito acima, por isso é importante você ler as traits da sua profissão.

Escolhendo traits

Uma coisa para se pensar quando escolhendo as traits é o quão efetiva e com que frequência será ativada uma trait (caso não seja passiva), caso ela seja ativada, dará mais benefício nessa build que outra trait?

Por exemplo, vale mais a pena uma trait que dá 33% de chance de vunerability no crítico (que irá aumentar o dano que o alvo leva em 1%) ou uma que aumenta o dano da arma em 5%? Depende. Se você tiver uma build com uma chance de crítico alta e arma de ataque rápido, vá com a de Vunerability, visto que você pode aumentar os stacks em intensidade (até 25 stacks = 25%), aumentando cada vez mais seu dano e passando dos 5% de aumento que teria com outra trait. Porém se você tem pouca chance de crítico ou não consiga chegar em 5 stacks de vulnerability com frequência talvez seja melhor investir em outra (Lembre-se que vulnerability aumenta o dano que o alvo leva, não somente o seu, então toda party dará mais dano, e você sozinho talvez faça um papel melhor aumentando os stacks de Vun no alvo, já que toda party terá + 1%~25% de dano do que tendo 5% a mais de dano). Mas isso depende da sua build.

Por que não focar sempre nos números grandes

O exemplo acima é muito bom para isso também.

Pense bem, nem sempre ter o número grande saindo da cabeça do monstro na sua tela quer dizer que ele morrerá mais rápido (por incrível que pareça). Por exemplo um player com poison, se cura 33% menos. O fato dele se curar 33% a menos e você tirar um pouco menos dano no longo termo não quer dizer que ele morrerá antes se você tiver um bom Burst? Talvez trocar uma trait de dano por uma de recharge 20% para a arma faça seu Burst ficar disponível mais rapidamente, podendo utilizar com mais frequência.

No Guild Wars 2 você deve tentar balancear a build. Pode fazer uma de DPS/tank/controle/suporte mas deve sempre deve balancear ela de forma a não morrer rapidamente.

Caso seus equipamentos e runes sejam totalmente focados em dano, talvez seja melhor aproveitar as traits para ganhar um pouco mais de sobrevivência.

Resumindo:

Talvez seja necessário que você perca um tempo no jogo entendendo as traits, não necessariamente jogando, mas lendo e vendo o quão efetiva elas são para o que você quer fazer. Mas em algum ponto você vai estar confiante o suficiente para simplesmente ir mudando até achar as que melhores se ajustam a build que você quer. Se você não tem nenhuma ideia de por onde começar, talvez possa pegar algumas builds de traits em algum forum, site de build, testar e modificar. Talvez você precisa de um empurrão inicial para facilitar. Mas uma dica é: teste, experimente, vá para o PvP, resete as traits nem que seja para trocar 5 pontos para outra linha.

A parte 3 irá falar sobre Slot skills e Armas.

Espero que ajude quem está com dúvidas.