Beta – Review Necromancer

Finalmente lanço aqui no GW 2 BR minha review da profissão Necromancer!

Esta será a primeira de uma série de reviews feita por nós aqui do GW2BR.

Faremos um breve review das classes que jogamos nos betas.

Se quiser enviar o seu review fique a vontade pelo formulário no menu de contato e iremos publicar aqui no site.

Antes de escrever aqui minhas opiniões da classe, temos que dar uma olhada na classe no Guild Wars. Todas as informações citadas do jogo estarão explicadas e terão links para sua respectiva pagina da wiki caso eu tenha achado relevante.

Review do Necromancer em Guild Wars 2

O Necromancer de Guild Wars

Em Guild Wars era uma profissão capaz de coisas bem diferentes e divertidas comparadas com as outras classes. Dentre essas habilidades as builds que eu mais utilizava eram: Minion Master, builds focadas em Curses, Discordway e a clássica Life Steal.

O Minion Master permite que você cause danos ligeiramente altos com Death Nova (por 30 segundos se um aliado morrer, isso incluindo seus minions, causam um dano alto com a build correta); criavam uma Meat Wall (criava outros targets para os inimigos o que “protege” seus aliados), podiam ser curados com um sacrifício de seu hp e causavam um dano considerável com seus ataques normais. Os maiores problemas de jogar com esta build são: você precisa de corpos para criar seus minions, o sacrifício de vida necessário para cura-los pode acabar matando você, se você estiver jogando com NPCs (tanto Henchman quanto Heroes) eles vão curar seus minions – o que pode te deixar em maus lençóis – e é claro, a degen de health que eles tem. Mas com uma party boa e com uma boa estratégia estas desvantagens não se tornam um grande problema.

Builds focadas em Curses são as builds que eu mais gosto. Fazer o adversário se matar é algo que eu realmente acho divertido. Habilidades do tipo “Se o adversário fizer algo ele leva dano” são as principais skills de Curses. Exemplos de skills deste tipo são Spiteful Spirit (Se o inimigo atacar ou usar alguma skill ele leva dano e causa dano em todos os inimigos próximos a ele), Insidious Parasite (Se o inimigo te atacar você rouba health dele), Icy Veins (Causa dano e cria um hex, se o inimigo morrer enquanto ele esta com o este hex ele causa um dano alto em área) e Rising Bile (O inimigo leva X de dano pelo tempo que o hex está ativo). Estas habilidades podiam ser combinadas com skills que causam degen de health ou coditions. Sem falar nas possiveis combinações possíveis com a secondary profession.

A Discordway não é algo que eu realmente gosto de jogar. Ela dependia inteiramente de uma skill elite a Discord. Essa skill causa um dano alto e com um recharge muito curto. O problema é que para seu efeito funcionar é que era necessário que o inimigo esteja com um hex ou com uma condition (ou ambos no PvP). Então a build constava em usar estes efeitos e segurar o botão com a skill até o inimigo morrer.

Life Steal é o que eu costumo usar em PvP. Se você souber usa uma build com esta característica você pode se tornar imortal – até sua energy acabar claro. A habilidade que eu mais gosto deste estilo é a Life Transfer (causa health degen alto em inimigos em área. O health degen de um inimigo volta para você como health regeneration).

Sabendo de minhas builds favoritas vamos falar rapidamente das wells de Guild Wars. Em Guild Wars as wheels só podiam ser usadas em corpos e seus efeitos não eram lá grande coisa (eram boas, mas seus efeitos eram os mesmos de outras skills que não tinham está limitação e o mesmo custo de Energy).

O Necromancer de Guild Wars 2

O Necromancer de Guild Wars 2 me decepcionou um pouco. Eu esperava muito mais da classe pelo que eu lia antes do lançamento. A falta da necessidade de corpos para o uso das skills era algo bem atraente. A falta de hexes iria se contornada com as novas conditions, o que não realmente aconteceu na classe. O Necromancer perdeu muito de sua natureza do jogo original, mas ganhou outras. Estas outras características me foram suficientes para continuar a gostar da profissão de um jogo para o outro, só que a classe ainda tem muitos problemas como vou descrever agora:

Pontos Negativos e Positivos

  • Minions: Os minions do necromancer do Guild Wars 2 não estão em sua melhor forma. Eles estão com algums problemas de AI como os pets do Ranger. Além disso, eles não podem ser curados. As habilidades especificas dos Minions também não são realmente muito úteis. O Flesh Golem não usa sua habilidade em seu alvo todas às vezes. Os Bone Minions nem sempre sobrevivem para serem explodidos. O Flesh Wurm pode teleportar você para outros lugares, mas graças a uma atualização você só pode ser teleportado em linhas retas e em mesmo nível de terreno. Os únicos minions que realmente funcionam são o Blood Fiend, Shadow Fiend e o Jagged Horror.

 

 

  • As conditions não funcionam direito com o Necromancer. Você pode causar bons danos com as conditions do Necromancer, mas outras classes causam muito mais. O atributo Fear é realmente muito útil, mas não existem muitas skills que causam esse feito.

 

  • O que realmente deixa o gameplay com o Necromancer  divertido como o do Guild Wars são as wells e as marks. Com a ausência da necessidade de corpos para usar as wells, elas se tornaram muito úteis. O problema delas é que elas aparecem em volta de seu personagem, mas com uma trait de Curses é possível coloca-las onde você quiser. As marks do Staff funcionam como armadilhas sem cast, o que é muito interesante. Usando uma combinação destes dois tipos de habilidade deixam o gameplay muito divertido, fazendo seus inimigos caírem em uma armadilha atrás da outra. Outra coisa interessante das wells é a possibilidade de você remover boons dos adversários e troca-los por conditions, e conditions dos aliados em boons. Uma ótima opção para grupos.

 

  • O Death Shroud é considerado por muitos jogadores de outras profissões algo muito apelativo e para nós Necromancer isso não funciona de forma satisfatória. Sendo sua função ser uma segunda barra de health para ser usada em momentos críticos ela funciona bem, mas suas skills não são muito úteis exceto sua ultima, que rouba life force de uma área com um efeito similar ao life siphon. Em muitas ocasiões inimigos comuns não tiveram problema em derrubar minha death shroud, logo ela não garante sua sobrevivência. Se você olhar em fórum os players que não jogam de Necromancer querem que ela seja nerfada enquanto quem joga com a classe quer que ela seja melhorada. Minha opinião? Deixe que a ArenaNet faça o que for certo.

 

  • As skills das armas também deixaram a desejar. Enquanto outras classes tem habilidades diversificadas com cada tipo de arma o necromancer tem sempre uma ordem especifica. A única exceção disso é o Staff que possui as marks já mencionadas anteriormente. Você vai acabar se habituando as armas e vai saber quando usar uma ou a outra, vai criar preferencias também; vai gostar de jogar com um scepter e um focus, por exemplo – mas ainda vai sentir um “está faltando alguma coisa”.

 

  • Outra coisa muito divertida do Necromancer é que você demora muito para morrer (podendo ser comparado com um guardian) mesmo sendo uma profissão scholar (usa a armadura com defesa mais baixa). Você pode até não matar o adversário no PvP, mas ele também não vai conseguir derrotar você – ou vai demorar muito tempo tentando.

Elite Skills

  • Lich Form: Uma habilidade muito útil e bem legal tanto em sua função quanto em sua forma física. E mais, dobra sua vida e causa um dano considerável, permite que você invoque até 8 jagged horrors que continuaram com você mesmo depois de sair desta forma e causa o boon de stability por toda a duração da forma (você se torna imune a  Stun, Launch, Knockdown, Push, Pull, Sink, Float, Fear  e Daze).

 

  • Plague: A Elite Skill que eu mais uso em jogo. Você se entra em uma forma de névoa (praga pela sua tradução), tem vida dobrada e ganha três habilidades: uma que causa Bleeding, uma que causa Blindness, e uma que causa Cripple e Weakness. Estes efeitos são adicionados ao efeito normal da habilidade – causa Poison a cada 1 segundo – pelo tempo de recharge. Além disso, ela causa o boon de stability por toda a duração da forma (você se torna imune a  StunLaunchKnockdownPushPullSinkFloatFear e Daze).
  • Summon Flesh Golem: como eu já havia dito anteriormente está habilidade não funciona muito bem devido a muitos problemas. Se você não leu sobre os minions neste artigo e quer saber quais são estes problemas dê uma olhada mais a cima.

 

 

 

Possíveis melhorias para o lançamento?

Eu posso dizer algumas pequenas mudanças que deixariam o Necromancer mais interessante:

  • Os minions podiam ter mais defesa, mais vida ou uma regeneração de vida baixa. Está certo que eles são descartáveis e podem ser invocados após o recharge da skill. Mas atualmente você tem que re-invocalos a cada 5 inimigos em média. O problema com sua AI será concertado (eu espero) assim como o problema dos pets dos Rangers. Só isso me faria jogar de Minion Master integralmente. O Flesh Wurm atualmente é bem inútil e deveria ser trocado por outra skill ou melhorado.
  • As armas podiam vir com mais marks ou com habilidades diferentes como a Reaper’s Touch de focus – que causa swiftness em você e em seus aliados dependendo de quantos inimigos a skill acertou, e ainda causa vulnerability neles.
  • O Death Shroud podia ser um pouco mais ofensivo OU um pouco mais defensivo. Eu estou contente do modo que ele está, mas uma melhoria seria bem vinda.
  • O Necromancer deveria causar mais conditions com seus ataques. Ele agora depende muito de quanto tempo o adversário fica na well – e vamos combinar que ninguém vai ficar parado dentro de uma well no PvP –  OU o seu dano base podia ser um pouco maior.

Pontos fortes

Muito dos pontos fortes estão logo acima, mas se você leu e só viu as coisas negativas, deixe-me ajuda-lo a ver as coisas boas da classe:

  • É muito difícil um player que joga bem com o Necromancer morrer facilmente. Está certo que eu tive certa dificuldade para jogar com ele no inicio (eu esquecia que Death Shroud existia na maioria das vezes que morri), mas depois que peguei o jeito eu parei de morrer.
  • As Wells e Marks são divertidas e mortais. Enganar inimigos e causar conditions na hora certa é o trunfo do necromancer. Se você souber jogar você consegue fazer com que inimigos nem toquem em você – até mesmo no PvP.
  • O Fear também é uma arma mortal. Fazer o inimigo correr diretamente de você pode ser muito útil para fazê-lo voltar naquela well ou mark que você colocou e ele escapou, ou manda-lo diretamente para os braços de seus aliados.
  • Apesar de não ser uma classe com muitos boons o necromancer consegue usa-los muito bem. Além disso, ele pode removê-los dos inimigos com facilidade ou troca-los por conditions.
  • Seguindo a mesma linha o necromancer pode remover conditons dos aliados e até mesmo troca-los por boons.
  • As formas das Skills Elite podem salvar sua vida. Além de dobrar sua vida dão o efeito stability (você se torna imune a  Stun, Launch, Knockdown, Push, Pull, Sink, Float, Fear  e Daze) por toda sua duração. E o dano causado por elas também não é nada mal…
  • As traits do necromancer abrem um leque de oportunidades para a classe. Pode não ter habilidades como a do ranger que se camufla quando sua vida está baixa, mas criamos uma Mark of Blood (mark que rouba health dos inimigos) quando damos dogde e fazemos todas as wells roubarem health. Quer ficar mais tempo no Death Shroud ou escolher onde colocar uma well? Sem problema.
  • Você acha que só o Elementalist pode matar inimigos em área? O Necromancer aguenta muitos inimigos (difícil de matar lembra?) e marks e wells causam dano e conditions em área.
  • O Necromancer é quase imune a conditions com a combinação certa de habilidades, prova disso é que ele possui um signet que rouba as conditions de aliados próximos para ele próprio. Remove-las de você é muito fácil com a classe. Você pode transferi-la para um minion, usa-la para se curar mais com Consume Conditons (que aumenta o quanto você se cura por conditions atualmente em você e as remove), entrar em Death Shroud com certa trait também as remove e por ai vai…
  • Se você não gosta de jogar sozinho e não tem muitos amigos pode ser legal usar um minion ou dois… talvez sete… quem sabe dezesseis? Está certo que eles estão meio “bugados”, mas investindo em Death Magic e com um pouco de paciência você ainda consegue desfrutar deles. Quem não gostaria de ter seu mini exército que transfere parte do dano deles para você como health e tem vários efeitos legais?  È uma boa ideia misturar minions, wells e marks. Além disso, o que seria um Necromancer sem seus servos mortos-vivos?

 

Conclusão

O Necromancer é uma classe excelente para você jogar, mas se você é novo para o estilo do jogo e da profissão eu desconsideraria a profissão como uma primeira classe. O próprio Jon Peters considera esta a classe mais difícil de ser jogada.

A classe ainda tem muitos problemas (assim como muitas outras) e não desencorajo ninguém a testar e jogar com a classe. Não seja enganado por achar que todos estes erros não fazem a profissão ser boa. Eu com certeza farei um necromancer novamente nos próximos betas e no lançamento do jogo. E como vocês perceberam maior parte dos problemas são erros de programação ou balanceamento e não algo que faça a classe ser totalmente remodelada.

O necromancer pode ter perdido um pouco de sua característica “depressiva e cadavérica” neste jogo, mas ganhou muitas outras interessantes em troca. Não pense nele só como o senhor dos mortos; mas como um mago (afinal para levantar um corpo e controla-lo é necessário anos de estudo, conjurações e feitiços). A diferença é que agora o Necromancer é um mago que cria armadilhas para seus adversários, os apavora, os congela e os mata.

Se você se interessou pela classe dê uma olhada na nossa pagina da profissão e nas paginas da wiki sobre a classe!

E não se esqueçam de que o próximo Beta será focado em mudanças NAS PROFISSÕES. Muito provavelmente este review sofrera alterações após o BWE 3!

Espero que tenham gostado e espero que os tenha encorajado a testar a profissão Necromancer. Agradeço a  todos que leram e sintam-se a vontade para comentar!

~NicksBR

 

EmaildiHITTTumblrFacebookOrkutGoogle GmailGoogle ReaderWordPressShare