Os combos muitas vezes são subetimados ou esquecidos no GW2, mas na verdade eles são extremamente poderosos se usados corretamente.

Primeiramente temos que entender o que são combos.

Combos são combinações de skills que podem ser utilizadas de forma a dar um benefício, e podem ser feitas por um ou mais players. São identificados por um coração com o nome do efeito no personagem que usou o finisher.

Não são todas skills que podem realizar combos. Existem algumas condições para que eles ocorram.

É necessário a existência de um Combo Field, que é o campo onde o combo poderá ocorrer.

Existe também o Combo Finisher, que utiliza e cria o benefício a partir do campo criado.

Existem 9 tipos de combo fields e 4 combo finishers.

Cada combo field tem um efeito diferente para cada combo finisher. Ou seja, você possui várias combinações possíveis de efeitos para beneficiar você mesmo, a party ou afetar o inimigo.

Você pode saber qual tipo de finisher ou field a cada skill é passando o mouse por cima dentro do jogo. Uma das informações que são exibidas é Combo Finisher x ou Combo Field x. Mas lembro que nem todas skills são finishers ou fields, existem skills sem efeito.

Vamos a uma tabela com a lista de todos fields, finishers e o que eles fazem nos combos.

Field Blast Finisher Leap Finisher Projectile Finisher Whirl Finisher
Dark Area Blindness Blindness Life stealing Leeching Bolts
Ethereal Area Chaos Armor (3s) Chaos Armor (5s) Confusion (5s) Confounding Bolts (5s)
Fire Area Might (x3, 20s) Fire Armor Burning Burning Bolts
Ice Area Frost Armor Frost Armor Chilled Chilling Bolts
Light Area Retaliation (3s) Retaliation (5s) Remove Condition Cleansing Bolts
Lightning Area Swiftness Dazing Strike Vulnerability Brutal Bolts
Poison Area Weakness Weakness Poison Poison Bolts
Smoke Area Stealth Stealth Blindness Blinding Bolts
Water Area Healing Healing Regeneration (2s) Healing Bolts

(Retirado da Wiki)

Ok, mas e na prática o que isso significa?

Você pode tirar uma benefício muito grande se souber utilizar os combos. Por exemplo, jogando em grupo com um Elementalist manter 25 stacks de might em toda party (ele utiliza fire fields e alguns blast finishers, o restante da party também pode utilizar). Sozinho ele consegue manter em torno de 12~15 stacks no grupo tranquilamente.

Também é possível um Thief curar toda party combando com um Ranger que usa Healing Spring por exemplo (skill 2 de Shortbow do Thief é um Blast Finisher, a Healing Spring cria um Water field por 15 segundos).

As partes mais complicadas de utilizar os combo fields são basicamente

1) Saber quais das suas skills são finishers.

2) Saber identificar qual tipo de combo está no chão.

A partir daí é um pouco mais uma questão de utilizar isso na prática.

3) Saber quais efeitos gerados a partir de cada combo.

4) Organizar o grupo de forma a manter fields e saber utilizar eles para beneficiar a party de forma geral.

Ou seja, a partir desses combos um Thief pode curar muito a party, Elementalist, Engineer, podem manter vários stacks de might, e assim vai.

Não se esqueça que você pode utilizar um combo sozinho, sem necessidade outras profissões.

Por exemplo, um Ranger com Healing Spring cura, vamos dizer 6k ao usar a skil. A skill Heal As One curaria dele 7k~7.5k (não são números exatos). Ele cria um Water Field com Healing Spring. Se ele usar uma greatsword, a skill 3 é combo finisher leap, e se usada com um water field cura o Ranger, podendo curar 2k de HP. Ou seja, Healing Spring que cura diretamente menos que HaO, acaba curando mais que a outra skill e além disso pode ser utilizada como field 2x pelo mesmo Ranger porque a skill 3 de Greatsword tem recharge de 10 segundos e o water field criado dura 15 segundos, curando um total de 10k em 10~15 segundos. Como extra, Healing Spring dá Regen e cura conditions a cada 3 segundos… Indo ainda mais além, o field poderá ser usado por outras classes, como Thief com Shortbow para Blast finisher, adaga para leap finisher (Heartseeker), Warrior com Stomp para blast ou leap com as armas, Engineer com outros Blast finishers, como quebrando as torres, mines, etc.

Com a build certa as armas combinadas as skills fazem muita diferença

Combos são muito fortes se usados corretamente, realmente muito fortes. 25 stacks de might significam +875 de might no level 80… Em um grupo, principalmente em dungeons você pode acelerar, facilitar e fazer tudo de forma mais eficiente.

O mais complicado, como já foi dito é identificar quais os combo fields estão no chão e como você pode tirar proveito deles. Porém isso é uma coisa que você aprende a fazer com o tempo, mas não ignore os fields. O primeiro passo é entende-los. O que eles fazem e como os finishers podem ser usados em sua build.

Em certo ponto você estará acostumado o suficiente para fazer partys com grupos aleatórios, ver as skills que eles usam ou até mesmo as profissões e saber o que você já poderá fazer de combos. Por exemplo, um Elementalist no grupo é quase certeza de um Fire Field, já que muitas skills dele criam um. Um Necromancer muitas vezes usa fields também.

Aconselho que você veja os combos da sua profissão nas páginas da wiki oficial:

Finishers: Blast • Leap • Projectile • Whirl

Fields: Dark • Ethereal • Fire • Ice • Light • Lightning • Poison • Smoke • Water

Para finalizar, um vídeo interessante que o Redfield fez sobre Combos:

Share