Montando sua build – Parte 3 – Utility Skills e Armas

Estamos chegando ao fim do artigo, mas antes de juntarmos tudo que falamos, temos que finalizar com o restante do que compõe uma build no Guild Wars 2.

A próxima parte irá falar sobre Como juntar equipamentos, atributos, traits, utility skills, armas e estilo de jogo.

Se não viu a parte 1parte 2

As Utility skills e armas são a parte mais prática da sua build. É o que você irá usar e tirar proveito de equipamentos, triats e runes. Enquanto você ativa skills, existe muita coisa acontecendo por trás da parte “prática”, quando você leva um stun ele é tranferido para seu pet ou coisa do tipo, e você acaba não percebendo, mas seria interessante ficar de olho. Skills são a parte visual, levadas por atributos, traits, runes, por isso você deve achar a melhor arma, melhores utility skills para fechar com sua build e carregar ela.

As 10 skills

No Guild Wars 2 você só pode ter 10 skills na barra de combate. Ou seja, você deve escolher entre várias disponíveis para sua profissão um número limitado. Mas isso vai mais além. Existem 5 utility skills, que você pode escolher a vontade de acordo com a profissão, já as primeiras 5 skills são dependentes e variantes de acordo com sua arma e profissão.

Essas 10 skills que você possui na sua barra devem ter uma sinergia, mas não fazer a mesma coisa, elas tem que se complementar de forma a não desperdiçar um slot. As skills no GW2 fazem coisas diferentes, então saber o que cada uma delas faz, apesar de ser complicado pelo número, é muito interessante na hora de criar uma build, já que você poderá trocar uma por outra fora de combate dependendo da situação ou preparar outra build com conhecimento delas.

Vamos direto ao assunto.

Utility Skills

As utility skills que você escolhe livremente possuem algumas divisões. Isso muitas vezes passa não visto pelos jogadores. Cada profissão tem tipos de skills.

Vamos citar alguns exemplos, Warriors possuem Physical, Banners, Shouts, Signets e Stances, Rangers possuem Traps, Spirits, Survival, Shouts, Signets e cada profissão tem vários grupos. Quando você seleciona a skills antes da descrição do efeito aparece o tipo de skill que ela é.

Ok mas e qual a diferença? Existem traits que reduzem o recharge de skills por tipo. Ou seja, se você tiver uma trait que reduz o recharge de Shouts por 20%, Shouts de 30 segundos passarão para 24, de 20 segundos passarão para 16 e assim por diante. Agora o que isso possibilita é outra coisa.

Muitas builds possuem slot skills mistas, porém existem aquelas mais focadas, que possuem essa trait de redução para algum tipo, e acabam tendo pelo menos 2  Utility skills do tipo. Isso não é uma necessidade ou obrigação obviamente, porém para builds mais focadas ajuda muito. Essas skills geralmente tem um recharge maior que as das armas, mas seu efeito é diferente, não dando (normalmente) dano diretamente. Servindo para complementar a build, ajudando a especializar ou dar mais opções para o personagem. Geralmente você terá Signets para efeitos passivos, skills de controle, algumas de dano, boosts de dano, algumas de suporte, invunerabilidade e por ai vai.

Quais usar

Não vou colocar quais skills usar obviamente porque isso depende do restante da sua build, cada utility tem uma utilidade (não diga :P) diferente, mas vou citar algumas situações e que tipos de skills podem ajudar determinado tipo de build.

Utility skills de controle: geralmente ajudam a complementar uma build onde a arma não possui muito controle, ou onde o foco do personagem é de controle. Por exemplo um Engineer com Rifle (Arma), Flamethrower (Utility), Mine (Utility) e Big Ol’ Bomb. Ele basicamente tem 4 skills de knock down (Mine, Big Oil’Bomb, skill de rifle e skill do lança-chamas). Sem fazer força ele se torna uma máquina de knock down, fora o que ele pode fazer com o restante de control, Immobilize, Blind, mais Blind, mais Immobilize, enfim, pode manter um monstro quase sempre no chão, cego para ataques de burst e imobilizado algumas vezes.  Sem essas 2 utilitys o engineer teria somente 2 skills de control, então você pode ver a diferença que cada uma faz. E essas skills não são do mesmo tipo (Mine é Gadget e Flamethrower é Kit), mesmo assim tem uma ótima sinergia para o possível foco dessa build, porém ela trás o problema das skills geralmente darem Blowout, o que faz o monstro ir para longe podendo tirar ele de skills de área do resto do grupo. Também existem controle por conditions, não se esqueça. Blind, Imobilize, Weakness, muito subestimada, particularmente uma das minhas favoritas podendo ser mantida constantemente por algumas profissões e reduzindo o dano em média 25% (50% de chance de tirar 50% de dano)

Utility skills que afetam a party: podem ser muito interessantes principalmente para dungeons e quando você andar em grupo. Shouts são as mais comuns, mas todas profissões podem afetar aparty inteira com buffs de alguma forma. Shout Warriors por exemplo podem manter 3 stacks de might na party, 10 de vunerability no alvo e curar uma condition ou dar fear, além de que se estiverem com as traits corretas podem curar a party inteira até 2k por shout com healing power. Ranger possuem os spirits (que deverão ser melhorados mais para frente),  Necromancer os Wells, Guardians com shout também, etc.

Utility skills de invunerabilidade/stealth/defensivas: essas são úteis para momentos onde você precisa ganhar alguns segundos, seja para correr, esperar o recharge do heal ou alguma skill de controle, ou simplesmente não levar dano pelo tempo da skill. Com recharges geralmente grandes, elas devem sempre ser utilizadas no último momento. Skills de stealth podem salvar o personagem, também podem salvar a party toda em alguns momentos, evitando/despistando um zerg em WvW, escapando no PvP, tirando aggro de mobs em dungeons.

Signets: geralmente elas dão um efeito passivo até que sejam ativas. Elas são interessantes por você ter efeitos passivos, como remover conditions a cada 10 segundos, ou aumentar power, e geralmente elas tem um bom efeito ativo, porém com um recharge relativo.

Skills de summon: invocam um minion, ilusão, spirits ou algo do tipo que luta com você. Interessantes quando você quer simplesmente fazer volume para tirar atenção de você como alvo ou quando você quer focar nelas, investindo pontos de traits. Mesmers são um caso a parte, já que isso é uma das mecânicas principais da profissão.

Skills de dano/suporte a dano: São um complemento ao seu dano, podem ajudar a aumentar o DPS ou complementarem uma build dependendo do que você possui. Existem skills próprias para cada profissão, o melhor é que você leia todas skills da sua profissão e veja o que elas fazem, não precisa decorar, mas tenha uma ideia geral (dano controle). Entenda o que elas fazem. Você não conseguirá escapar disso se quiser fazer uma build realmente interessante e aproveitando o máximo.

Podem ver que muitas vezes, quando falo sobre Utility skills também falo sobre traits. Geralmente você vai querer que um complemente o outro. Não existe uma ordem para escolher trait/utility, mas sabendo o que as skills fazem você deve procurar se elas são afetadas pelas traits, algumas vezes você irá usar a trait porque precisa diminuir o recharge da utility por exemplo, outras talvez o recharge não seja realmente relevante por você não ativar muito a skill.

Elites

Elites são mais fáceis de escolher. Você terá 3 skills elite para cada profissão mais algumas dependendo da raça. No sPvP não existem skills raciais. As elites geralmente você irá preferir as de profissão de qualquer forma.

Essas são bem variadas, você terá que ler cada uma delas e ver qual a que melhor se adapta a sua build. Algumas podem dar dano, outras controle e algumas servem para suporte.

Armas

Armas dão skills mais rápidas. São sua fonte principal de dano. De modo geral, as armas são distribuídas em:

Armas de controle: armas que geralmente possuem skills com CC. Possuem Stun, Knock back, Daze. Também podem possuir mais conditions, como Weakness, Blind, Cripple, Chill, Fear. É interessante ter uma arma de control dependendo da sua party. É essencial você ter skills de control no PvP, isso é um senso comum para muitos, onde mesmo builds de Burst precisam de um pouco de CC para imobilizar o inimigo e poder utilizar todas suas skills. No PvE em geral você pode algumas vezes deixar de lado armas assim, mas isso depende muito. Builds tanks e de suporte geralmente usarão armas de control ou utilitys, talvez até ambos.

Guardian: Hammer, Shield

Warrior: Mace, Hammer, Shield

Engineer: Rifle, Shield

Mesmer: Torch, Sword, Scepter

Thief: Sword

Armas com conditions para condition damage: armas que possuem ataques básicos (1 normalmente) capazes de causar Bleed/Poison. Essas armas são essenciais para builds que utilizar condition damage no lugar de power para tirar dano. São exemplos para algumas profissões Ranger: Short Bow, Torch Elementalist: Scepter Necromancer: Scepter Warrior: Sword, Longbow Engineer: Pistol Guardian: Torch Mesmer: Staff, Torch

Armas focadas em dano: são armas que possuem menos skills de controle e bleed/poison, mas alguma de  suas skills geralmente possuem um burst. Algumas são channeled (mantidas). Por exemplo:

Necromancer: Axe, Dagger

Warrior: Greatsword, Axe, Rifle

Ranger: Long Bow, Axe

Guardian: Greatsword, Scepter, Sword

Elementalist: Staff Thief: Dagger, Pistol

Engineer: Rifle

Mesmer: Greatsword, Sword, Pistol

Armas com bastante movimentação: são armas que são ágeis. Elas podem possuir DPS ou condition damage, mas geralmente elas possuem muitas skills para movimentação do personagem. Por exemplo:

Ranger: Sword, Warhorn

Warrior: Greatsword, Warhorn

Elementalist: Dagger

Thief: Dagger, Shortbow, Pistol

Necromancer: Warhorn

Mesmer: Sword, Focus

Elementalist: Staff, Dagger

Armas com suporte: possuem skills de heal, cura de conditions, ou conditions para enfraquecer o inimigo, como weakness ou chill, aplicam boons, etc.

Necromancer: Staff, Focus, Warhorn, Dagger

Guardian: Mace, Staff, Focus

Warrior: Warhorn Mesmer: Staff

Ranger: Warhorn

Elementalist: Dagger, Staff, Focus

Cada profissão possui skills diferentes com as armas, e isso torna as armas únicas para cada uma. O Engineer não entra muito em armas porque ele só tem 3 opções, porém possui muito mais com seus Kits. Também é importante notar que as armas tem velocidade de ataques diferentes. Em alguns momentos isso faz diferença quando são utilizadas traits e sigils x% de chance de ativar no hit, ou no crítico. Então tenha isso em mente também.

 Não se prenda a uma barra de skills

Com o tempo você acabará se acostumando com as skills, pode demorar ou não, depende da pessoa realmente.

Mas uma coisa que eu aconselho sempre é testar elas, mesmo que você não veja muita utilidade, pelo menos para ter certeza de que ela não fecha mesmo com sua build.

Muitas vezes mudar o que você utiliza dá uma ideia interessante de algumas coisas. Tanto de quão importante eram as skills que você removeu, e se realmente elas são tão importantes como você pensou e dá uma ideia do que a skill que você substituiu pode ser utilizada corretamente com a build e tirar o máximo de proveito.

Não fique sempre com a mesma build, use outras, não só para testar novas, mas para aprender sobre as novas skills e para que situações elas se adequam.

Evite ficar preso sempre com as mesmas coisas, talvez com o tempo você aprenda a jogar melhor e trocando veja que a build que está usando não é realmente boa.

Próxima parte iremos falar sobre como juntar todas ideias até agora.

Share